sábado, 21 de julho de 2012

FREGUESIA DE CARVALHAL

REGIÃO                   CENTRO
SUB REGIÃO            MEDIO TEJO
DISTRITO                 SANTAREM
CIDADE                    ABRANTES
FREGUESIA            CARVALHAL

BRASÃO
Escudo de prata, dois machados de negro encabados de vermelho, passados em aspa e atados de azul; em chefe, uma flor-de-lis de azul entre dois pés de carvalho de verde, landados de ouro; em ponta, uma arruela de azul, carregada de três burelas ondeadas de prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas: “ CARVALHAL - ABRANTES 
Historia

Carvalhal é uma freguesia portuguesa do concelho de Abrantes, com 17,45 km² de área e 722 habitantes (2011). Densidade: 41,4 hab/km².
Localizada na extremidade norte do concelho, a freguesia do Carvalhal tem como vizinhos os concelhos de Vila de Rei, a norte, e do Sardoal, a leste, e as freguesias de São Vicente, a sul, e do Souto e de Fontes, a oeste.
É a 15ª freguesia do concelho por área, a 13ª por população e a 9ª em densidade demográfica.
Inclui as localidades de Carvalhal, Carril, Matagosa, Matagosinha, S. Domingos, Sobral Basto e Vale Tábuas.

Economia

Devido ao facto de se situar junto a uma zona fortemente arborizada, a população de Carvalhal era, tradicionalmente, constituída por madeireiros. A agricultura de subsistência, muito praticada até à década de 1980, tem vindo a ser abandonada.
Tem sido uma zona particularmente afectada por incêndios florestais.


GASTRONOMIA
A culinária da freguesia recebe influências beirãs (nas migas de pão de milho, feijão e couve galega - aqui designada vulgarmente como couve-ratinha) e alentejanas (nos enchidos e em açordas, designadas pela população mais antiga como "sopas-alvas").
Algumas famílias ainda criam porcos. O dia da matança do porco dá azo à reunião de familiares, e aos petiscos das febras grelhadas, canja de porco, mioleira e iscas.
É também tradicional, no Verão, uma sopa fria que consiste em água, vinagre, sal e pepino picado a que se dá o nome de "picada".
Durante as festas da freguesia, no dia de Nossa Senhora da Assunção (durante muito tempo considerada pela população como a padroeira da povoação) e nas festas de Todos-os-santos, cada casa costuma fazer os chamados bolos lêvedos (ou broas)

Bolos Lêvedos
Ingredientes
1/2 kg de farinha de trigo
125 grs de margarina ou manteiga
125 grs de açúcar
20 grs de fermento de padeiro (ou 1 saqueta de levedura seca de 11 grs tipo fermipan)
2 dl de leite
raspa de limão
2 ovos
Modo de Preparo
1.   Peneire a farinha para um alguidar e faça uma cova no meio,
2.   junte o açúcar, os ovos, a margarina e comece a misturar,
3.   dissolva o fermento no leite morno e acrescente á farinha amassando e sovando a massa muito bem (se for preciso acrescentar mais um pouco de farinha).
4.   Deixe levedar em local aquecido até dobrar de volume, bem tapada.
5.   Faça bolas do tamanho de 1 laranja e disponha em tabuleiros ou panos polvilhados com farinha e deixe repousar por mais 30 minutos.
6.   Pegue em cada uma das bolas e vá achatando tipo panqueca.
7.   Polvilhe uma sertã ou, na sua falta façam como eu numa frigideira anti-aderente e deixe cozinhar em lume muito brando de um lado e do outro.
8.   Sirva simples ou com compotas a gosto ou ainda com um queijinho fresco.
Manda a tradição que sejam feitos em sertã de barro sobre lume de lenha, mas á falta deles e com a praticidade dos dias de hoje, eu faço-os no fogão eléctrico e com frigideira.
Têm a vantagem de não serem cozinhados com gordura.




Poderá efectuar o seguinte percurso de forma a conhecer melhor a freguesia.


Todos os locais que permitam contemplar a bela paisagem sobre a Albufeira de Castelo de Bode. 
A Igreja Matriz é dedicada a Nossa Sra. da Conceição.



 A Matagosa, um lugar com cerca de 300 anos de existência, foi formada por duas famílias que se instalaram em terrenos que outrora pertenceram à Ordem de Malta. 


 É um local onde as lendas abundam, nomeadamente a da Bicha Pintada, designação atribuída pelos habitantes desta aldeia à figura enigmática que em bem marcado sulco corre ondulante na face da extensa laje, inclinada a 25º, no sopé de alta falésia situada nas Boafareiras (...). 



Associações
Associação Recreativa e Cultural e Desportiva "Os Lobos de Carvalhal"

Associação Juventude Mariana Vicentina
Associação "Os Unidos de Carril" - Sobral Basto
Associação Anancar
Associação Cultural Recreativa Matagosa/Matagosinha
Associação Desportiva Recreativa Clube Naval - Margem Sul Zêzere
Grupo Etnográfico "Os Bolotas de Carvalhal"
Associação Desportiva Cultural S. Domingos



























 



Um comentário:

  1. Apenas algumas correcções quanto às igrejas .
    A Igreja que se encontra nas imagens pertence à freguesia do Carvalhal mas não sendo essa a Igreja Matriz , a igreja Matriz como bem indicado na publicação foi construida em homenagem á Nossa Senhora da Conceição sendo que a igreja de construção mais recente que está nas fotos foi contruida postriormente em homenagem a Nosso Senhor Jesus dos Afilitos , a outra igreja mais pequena é de uma freguesia vizinha a freguesia do Souto igreja essa em homenagem a Nossa Senhora do Tojo Santa com esse nome devido a uma lenda local! Em anexo deixo o endereço com uma da fotos da Igreja da Nossa Senhora da Conceição http://static.panoramio.com/photos/original/58218478.jpg
    Um Bem haja e boa continuação!!!

    ResponderExcluir