domingo, 25 de março de 2012

FREGUESIA DE FAZENDAS DE ALMEIRIM

REGIÃO             ALENTEJO
SUB REGIÃO      LISBOA
DISTRITO          LIZIRIA DO TEJO
CIDADE            ALMEIRIM
FREGUESIA      FAZENDAS DE ALMEIRIM 
Heráldica
Brasão




Escudo equipolado de verde e prata, a primeira peça de prata carregada de uma trompa de caça de vermelho e as restantes de um cacho de uvas de púrpura folhado de verde. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas : “ FAZENDAS DE ALMEIRIM “.
Bandeira
Esquartelada de branco e púrpura, cordões e borlas de prata e púrpura. Haste e lança de ouro.
Selo


Circular, com as peças do escudo sem a indicação de cores e metais, tudo envolvido por dois círculos concêntricos, onde corre a legenda: "Junta de Freguesia de Fazendas de Almeirim - Almeirim".



LOCAÇIZAÇÃO
Fazendas de Almeirim é uma freguesia portuguesa do concelho de Almeirim, com 58,13 km² de área e 6 642 habitantes (Censos de 2001). Densidade: 114,3 hab/km²
Foi elevada a vila em 16 de Agosto de 1991, com a designação oficial de Vila de Fazendas de Almeirim.


Sinopse
Quando se trata da criação da localidade enquanto freguesia, Fazendas de Almeirim é uma verdadeira excepção, uma vez que foi a única das quatro existentes que não foi constituída com o Código Administrativo de Passos Manuel. Assim, Fazendas de Almeirim nasceu "aos dois dias do mês de Maio de mil novecentos e cinquenta e sete" pelo decreto-lei n°40812 e, por intermédio do então, Presidente de Câmara, o Sr. Guilherme Andrade Godinho. 
São José é o padroeiro da freguesia, aquele que ama os pobres e desamparados; a veneração dos fazendenses ao seu Santo Padroeiro faz-se sobretudo sentir por alturas da festa tradicional em sua honra que normalmente se realiza durante o mês de Julho.
A Barragem dos Gagos, oferecendo um espaço verdejante, puro e muito convidativo, pouco a pouco tem vindo a tornar-se um local de destino de todos aqueles que olham a natureza como refúgio. 
O antigo Paço de Paço dos Negros é o grande marco turístico e ponto de atracção nesta freguesia pertencente a Almeirim. Foi mandado construir por D. Manuel I, que se apaixonou pelos campos ribatejanos, e devido às magníficas coutadas e fertilidade das margens da Ribeira de Muge, teve como primeiro nome o Paço da Ribeira de Muge . 
Contudo e porque o rei ordenou a vinda permanente de escravos negros, depressa o Paço passou a ser conhecido como "Paço dos Negros". Edificado num espaço tipicamente originário, resta apenas deste atraente local do séc.: XVI, o pórtico e o próprio nome de Paço dos Negros, actualmente um lugar da freguesia. 








Sendo uma localidade tipicamente ribatejana e com uma população maioritariamente rural, uma das actividades de ocupação de alguns residentes é o Artesanato Local destacando-se a cestaria em vime. as mantas de retalho, as cobertas e almofadas e os trabalhos em cortiça.
Uma vez que dispõe de bons acessos e está situada a uns escassos 5Km da sede de concelho, a população de Fazendas de Almeirim tem lutado pelo seu desenvolvimento, tendo sido reconhecida por isso com a recente elevação da sua freguesia à condição de Vila. Talvez por reunir as características essenciais a uma vida com alguma qualidade, esta freguesia é depois da sede de concelho, a mais povoada, com cerca de sete mil habitantes.
 Proporcionalmente ao crescimento do índice demográfico, as actividades económicas por si só, têm vindo a ramificar-se e a penetrar em diversas áreas. Desta forma, ao contrário do que se verifica em Benfica do Ribatejo e Raposa, o sector terciário, isto é, o sector de actividade económica que diz respeito aos serviços, reúne alguma percentagem de população activa, mesmo que bastante reduzida. 
Muitos postos de trabalho são também garantidos devido à existência de pequenas atividades industriais relacionadas com cerâmica, serração de madeiras e mármores, carpintaria, lagar de azeite, construção civil, malha e candeeiros. Para além deste tipo de actividades, é notório algum dinamismo comercial, mas, o verdadeiro suporte da economia Fazendense é o sector primário onde se destaca a produção de um vinho de excelente qualidade.
Tal como nas outras freguesias do concelho de Almeirim (exceptuando a própria cidade de Almeirim), o emprego existente não é muito qualificado e a taxa de analfabetismo apresenta valores pouco desejáveis para um final de século. Contudo face a um dinamismo demográfico crescente, é inevitável a aposta nos jovens e como tal a freguesia necessita de responder às necessidades da sua população. 
 Assim, a freguesia de Fazendas de Almeirim tem ao serviço dos mais novos duas escolas Pré-Primárias e quatro escolas primárias; recentemente devido ao crescente número de população escolar entre muitos outros condicionalismos favoráveis, foi aprovada a construção de uma futura Escola do 2o e 3o Ciclos dotada de Pavilhão Gimnodesportivo, o que vai dinamizar em grande escala a juventude da freguesia. 
Para apoiar a camada etária mais idosa, a freguesia de Fazendas de Almeirim dispõe de um Centro de Dia prestando inclusive, apoio domiciliário a quem o solicitar. No âmbito da saúde, estão em funcionamento dois Postos Médicos, um em Fazendas e outro em Marianos, com a obrigatoriedade de servir toda a população residente.
Em termos políticos, esta freguesia não é uma excepção, pelo contrário, insere-se perfeitamente dentro da regra geral do concelho, pois desde o 25 de Abril de 1976 que Partido Socialista e Coligação Democrática Unitária lideram os comportamentos e principais fios condutores dos Fazendenses revelando uma clara inclinação político - partidária para a Esquerda.
Procurando pouco a pouco proceder à construção do seu próprio poder local democrático, têm-se registado alguns melhoramentos ao nível do abastecimento de água, electrificação, arruamentos entre outros de âmbito cultural e desportivo. Face a um dinamismo que é próprio das gentes ribatejanas, Fazendas de Almeirim mereceu em Junho de 1991, a designação honrosa de VILA DE FAZENDAS DE ALMEIRIM, situação que é motivo de orgulho para todos aqueles que de alguma forma se encontram ligados à terra. 

Desde as primeiras eleições autárquicas livres até 1997, as principais figuras da Junta de Freguesia de Fazendas foram as seguintes: Avelino Leandro dos Santos (1976 e 1979), João Baptista da Silva (1982), Diamantino Máximo Monsanto (1985; falecendo um mês após a sua eleição, foi substituído por Francisco Sardinheiro), Francisco Sardinheiro (1989) e Maria Emília Botas Moreira (1993), seguindo-se Victor Figueiredo. Pelas suas mãos e esforço passaram os destinos do povo fazendense e actualmente, o principal responsável pela satisfação das necessidades dos seus habitantes é o Engº Manuel Bastos Martins eleito nas três últimas eleições Autárquicas.

MONUMENTOS
Antigo Paço 
Paço da Ribeira de Muge
O antigo Paço de Paço dos Negros é o grande marco turístico e ponto de atracção nesta freguesia pertencente a Almeirim. Foi mandado construir por D. Manuel I, que se apaixonou pelos campos ribatejanos, e devido às magníficas coutadas e fertilidade das margens da Ribeira de Muge, teve como primeiro nome o Paço da Ribeira de Muge . Contudo e porque o rei ordenou a vinda permanente de escravos negros, depressa o Paço passou a ser conhecido como "Paço dos Negros". Edificado num espaço tipicamente originário, resta apenas deste atraente local do séc.: XVI, o pórtico e o próprio nome de Paço dos Negros, actualmente um lugar da freguesia. Sendo uma localidade tipicamente ribatejana e com uma população maioritariamente rural.

Pórtico de Paço dos Negros
Foi erigido no ano de 1512, como o atesta a Carta de Quitação de el-rei D. Manuel I ao seu escudeiro e primeiro almoxarife do Paço da Ribeira de Muja, Diogo Rodrigues (*).
Neste documento são referenciados inúmeros objectos para as obras do Paço, de entre eles: “… tejolo de toda a sorte grande, alvanaria, portal.”
A encimar este imponente Pórtico podem ver-se ainda as ameias com os seus merlões. Lateralmente, as armas reais, de coroa aberta, ladeadas pela esfera armilar do rei fundador, o rei Venturoso.
Afirma a lenda que, neste local, era vista a espreitar o sol, a cantar e a pentear-se, uma linda princesa moura, a qual guardava uma grande talha cheia de oiro, tendo a encimá-la a espada de oiro do rei.
Reza a lenda que a linda moira ainda canta, mas só para quem a souber ouvir; que continua à espera com uma riqueza sem conta, para oferecer a quem sonhar três noites a fio e tenha coragem de a vir desencantar.



GASTRONOMIA 
É habitual ouvir dizer-se que um mesmo prato tradicional varia com a região ou cozinheiro. Isto acontece porque o cozinheiro utiliza muitas vezes na preparação do mesmo prato, ingredientes cultivados em quintais.
 Um desses casos, é a lebre com feijão branco e couve, confeccionada nos lugares de Paço dos Negros e Marianos.
Lebre com Couve e Feijão Branco
Comece por corte a lebre em pedaços e tempere com salsa, louro, malagueta, vinho tinto, uns alhos picados, colorau, sal e pimenta. Deixe marinar durante pelo menos umas oito horas.
Aqueça 0,5dl do azeite com o pedacinho de toucinho e deixe a gordura derreter. Junte a lebre e os ingredientes sólidos da marinada, e guarde o líquido da marina.
Quando a Lebre ficar corada, regue-a com o líquido da marinada e deixe cozinhar cerca de 30 minutos, em lume brando. De seguida, adicione a couve lombarda cortada aos bocados e deixe cozinhar por mais 25 minutos.
Seguidamente, coloque o feijão branco a cozer na panela de pressão, durante cerca de 30 minutos, juntamente com uma cebola às rodelas cebola e 0,4dl azeite. Quando terminar, tempere com sal a gosto e junte o feijão à Lebre.
Por fim, adicione 4 dl do caldo da cozedura do feijão ao preparado (Lebre e couve bombarda) e deixe cozinhar por mais 15 minutos.
Para decorar, utilize um ramo de salsa. 
A Freguesia de Fazendas de Almeirim tem ainda outros ingredientes bastante típicos, como a carne de porco, enchidos e legumes, feitas das mais variadas formas. Na freguesia existem receitas que misturam aos enchidos favas. Contudo, muitas vezes estas receitas levam carne de porco. É o caso da receita seguinte, regularmente confeccionada na época das Favas (Maio).

COLETIVIDADES

Rancho Folclórico Adulto de Fazendas de Almeirim
Fundado a 22 de Janeiro de 1963
Rancho Folclórico de Fazendas de Almeirim, inscrito na Federação Portuguesa de Folclore, com mais de45 anos de existência. Fazendas de Almeirim é uma vila situada a 4 km de Almeirim, 12 km de Santarém e 80 km de Lisboa. É considerada a mais bela freguesia do Ribatejo, entalhada numa extensa planície, cercada de hortas viçosas, pomares, vinhas, milheirais, onde as típicas carroças, puxadas por mulas e cavalos, sulcavam os terrenos ensolarados e a perder de vista.


Rancho Folclórico de Paço dos Negros
 O Rancho Folclórico de Paço dos Negros, pertence à Freguesia de Fazendas de Almeirim, concelho de Almeirim e distrito de Santarem. Encontra-se, portanto, bem no coração do Ribatejo.
As danças apresentadas pelo nosso grupo, são genuinas e caraterísticas do viver e da alegria do nosso povo. Mais propriamente da zona sul do concelho de Almeirim e das margens da Ribeira de Muge, onde a nossa aldeia se insere.
Este foi um saber adquirido através de recolhas efectuadas junto do nossos conterrâneos mais antigos, que com o saber e memórias nos ensinaram os usos e custumes e também a maneira correcta de bailar e cantar
Do nosso reportório tipicamente ribatejano fazem parte, viras, fadinhos, bailaricos, verde-gaios e valsas que com enorme prazer e alegria gostamos de dançar.


FESTAS E ROMARIAS
Festa da Freguesia de Fazendas de Almeirim
Festas Populares
As festas tradicionais em honra de S. José da Vila de Fazendas de Almeirim, realizam-se todos os anos no último fim-de-semana do mês de Julho.
Este ano, terminaram no dia 31 de Julho, organizadas pela Junta de Freguesia e pela Comissão de Festas, estes festejos têm como objectivo honrar o padroeiro da vila, S. José, e também proporcionar momentos de convívio e boa disposição à população.
Para além da missa e procissão anual em honra do padroeiro, participaram nestas festas, para animar a população grupos etnográficos/teatrais, bandas e os ranchos folclóricos de Fazendas de Almeirim e Paço dos Negros.
Festa Elevação a Vila
Os festejos na Vila de Fazendas de Almeirim, ocorrem no mês de Junho, data em que foi elevada a Vila

ESPAÇOS NATURAIS
A Freguesia de Fazendas de Almeirim dispõe da maior área classificada do Concelho na Reserva Ecológica Nacional – REN. Esta área é importante para a Freguesia, pois desempenha um importante papel na recarga dos aquíferos subterrâneos de Marianos e Paço dos Negros.  
Nesta área podemos encontrar vegetação muito rica onde se estabelecem colónias de aves e pequenos mamíferos. Esta área possui habitats muito diversificados, que vão das charnecas húmidas às grandes extensões de montado de sobro.
Barragem dos Gagos

Actualmente a Barragem dos Gagos oferece um espaço verdejante, puro e convidativo à pesca e ao lazer. Este espaço de eleição, dispõe de zonas de estacionamento, grelhadores e pesqueiros.
Com os passar dos anos, a Barragem dos Gagos tem vindo a tornar-se num espaço convidativo aos amantes da natureza.
Parque de Merendas do Vale D’Água
O Parque de Merendas do Vale D’Água é um espaço com 560 hectares, onde os sobreiros reinam. Este espaço está equipado com mesas e cadeiras de pedra, WC, grelhadores em pedra e água.
No início da Primavera até final de Setembro, altura em que o Parque de Merendas do Vale D’Água é mais procurado por residentes/munícipes e forasteiros, a Junta de Freguesia de Fazendas de Almeirim, limpa o local do excesso de vegetação e repara os acessos ao local.
Deste conjunto natural, sobretudo hídrico, de Fazendas de Almeirim há ainda que destacar a Vala onde ao longo dos séculos foram nascendo moinhos e que determinou a localização do Paço dos Negros. Esta linha de água, que conta com cerca de 60 centímetros de profundidade e 1,20 m de largura, é importante para a rega dos campos que ladeiam a linha de água.




Nenhum comentário:

Postar um comentário