quarta-feira, 10 de agosto de 2011

FREGUESIA VALE DE SANTIAGO


Freguesia de Vale de Santiago 

Freguesia antiga, Vale de Santiago vai buscar o seu nome à Ordem de Santiago, à qual pertenciam estes campos e vales. É uma freguesia do interior do concelho, situada entre o rio Sado e a ribeira de Campilhas, predominando a planície.


 Pertencem-lhe as localidades de Fornalhas Velhas, Parreiras e Água Branca. Economicamente depende sobretudo da agricultura, da pecuária, da extracção de cortiça e da transformação de carnes.
Santa Catarina é a padroeira da freguesia, que é homenageada na festa religiosa de 25 Novembro. A feira anual de Vale de Santiago realiza-se no último sábado de Agosto e no primeiro domingo de Setembro nas Fornalhas Velhas. 


Ao nível associativo, conta com a Sociedade Recreativa de Vale de Santiago e com o Centro Cultural e Desportivo das Fornalhas Velhas.







Sendo uma povoação antiga, o Vale de Santiago apresenta um bonito traçado de ruas estreitas e caiadas, mantendo intacta a sua arquitectura tradicional.


A igreja de Santa Catarina merece uma visita, bem como a fonte de Nossa Senhora da Luz. 


Nesta freguesia há ainda a registar o monte de Columbais, onde se diz ter nascido Cristóvão Colombo.

 Nota também para o monte da Comuna (do qual já pouco resta), onde um grupo de anarquistas, liderados por António Gonçalves Correia, criou a chamada Comuna da Luz, que deu origem à revolta dos trabalhadores rurais do Vale de Santiago na crise de 1918. 


A Comuna da Luz está também associada à morte de Sidónio Pais: o assassino do então Presidente-Rei foi José Júlio da Costa, agrário de Garvão, quem serviu de mediador entre as autoridades e os revoltosos do Vale de Santiago.

Economia: 
Agricultura, pecuária, extracção de cortiça e transformação de carnes

Localidades: 
Fornalhas Velhas, Parreiras e Água Branca

Padroeira: 
Santa Catarina, homenageada a 25 de Novembro

Festas, feiras e romarias:

Último sábado de Agosto – Feira Anual em Vale de Santiago
1º domingo de Setembro – Feira Anual em Fornalhas Velhas
25 de Novembro – Festa religiosa

Associativismo: 
Sociedade Recreativa de Vale de Santiago; Centro Cultural e Desportivo das Fornalhas.





Curiosidades: 
Diz-se que Cristóvão Colombo nasceu nesta freguesia, no Monte dos Columbais. Foi no Monte da Comuna que um grupo de anarquistas, liderados por António Gonçalves Correia, criou a chamada Comuna da Luz, a qual deu origem à revolta dos trabalhadores rurais do Vale de Santiago, na crise de 1918.


Património edificado

Monte dos Columbais: 
Propriedade privada. Trata-se de uma herdade com um monte rural que mantém ainda hoje alguma actividade económica. É possível que tenha existido no local uma villa rústica romana, sendo que a ocupação humana é provavelmente anterior como o denotam, não só o topónimo latino, como a existência, junto ao monte, de vestígios de sepulturas que remontam possivelmente à Idade do Ferro. Estas questões não foram ainda, no entanto, objecto de estudo sistemático, pelo que permanecem com simples suposições.

Uma outra suposição, bastante mais polémica, existe ainda sobre o Monte dos Columbais: segundo um estudo de Patrocínio Ribeiro editado em 1927 e reeditado em 1998, o famoso navegador Cristóvão Colombo teria nascido em Colos (freguesia a que pertencia antigamente o monte dos Colombais).

O autor chegou a esta conclusão através da análise da assinatura de Colombo. Segundo Patrocínio Ribeiro os caracteres da assinatura podiam ser decifrados como “Cristóvão” e “Collos” (Cristóvão de Colos).

A juntar a este estudo acresce a ideia geral em Colos e no Vale de Santiago de que Cristóvão Colombo terá nascido na Herdade dos Colombais, local de que terá recebido o nome como era, e é, hábito na região.

O nascimento de Colombo em Colombais não passa, por enquanto, de uma suposição polémica, mas a hipótese, atraente, contribui para dar ao local uma áurea de mistério e fazer-nos sonhar.
  • Fonte da Sr.ª da Luz
  • Igreja de Santa Catarina

















Gastronomia



Nenhum comentário:

Postar um comentário