quarta-feira, 17 de agosto de 2011

FREGUESIA DE GOSTEI



REGIÃO                   NORTE
SUB REGIÃO            TRAS-OS-MONTES
DISTRITO                 BRAGANÇA
CIDADE                    BRAGANÇA
FREGUESIA             GOSTEI


Brasão:
escudo de azul, dois carvalhos arrancados, de
ouro, landados de prata, alinhados em faixa; em chefe,
coroa aberta de ouro e, em campanha, cruzeiro de
prata, com a sua base. Coroa mural de prata de três
torres. Listel branco, com a legenda a negro: «GOSTEI- BRAGANÇA».

Bandeira:
amarela.
Cordão e borlas de ouro e azul.
Haste e lança de ouro.
Selo:
nos termos da Lei, com a legenda:
“Junta de Freguesia de Gostei – Bragança”.



 HISTÓRIA
Antiga vila medieval, com pelourinho. Foi sede de concelho, teve foral dado por D. Dinis em Lisboa a 20 de Junho de 1289. 











Está situada nos caminhos para as freguesias de : Castro de Avelãs e Nogueira, na margem esquerda do rio Sabor.



A freguesia de Gostei é constituída pelas aldeias de Castanheira, Formil e Gostei. A aldeia de Gostei foi vila e sede do antigo concelho de Gostei, Formil e Castanheira. Teve foral em 1298 e foi extinto no início do século XIX. Tinha apenas uma freguesia e, em 1801, 290 habitantes.
Abrangendo uma área de mediana extensão, a freguesia de Gostei localiza-se na periferia da cidade de Bragança, distando desta urbe uns sete quilómetros em direcção ao poente. Em termos de ligação viária à capital concelhia, é a mesma servida por um pequeno ramal camarário derivante da E.N. 103, possuindo também acesso praticamente directo ao I.P.4.
As águas fluviais exercem notável influência económica e paisagística em Gostei, sobretudo após a construção de uma mini-hidríca. Nas margens da Ribeira de Gostei podem ser apreciados ainda diversos antigos moinhos e uma interessante ponte de alvenaria, em arco único (tida geralmente por romana, mas certamente de feição já medieval).
Revelado vai para um século por A. Lopo o Castro de Formil (também conhecido por “Fragas do Castro” ou “ Feira dos Mouros”) ter-se-á constituído como um reduto fortificado castrejo durante a Idade do Ferro.
A influência civilizacional do Lacio terá deixado em Gostei, um importante testemunho epigráfico, descoberto em 1882 sob o altar da Capela de S. Cláudio. Considerada pelo povo como pertencente ao túmulo de S. Cláudio, que haveria sido decapitado pelos mouros, foi incrustada esta lápide em um dos lençóis interiores dos muros da Capela (R. Colmenero).
O bloco epigrafado com inscrição honorífica dedicada ao Imperador Cláudio (circunstância que poderá não se tratar de mera coincidência em relação ao orago escolhido para o templete, de remota origem medieval, como será de crer) passou durante muitos anos por ser parte de um miliário. Baseados naquele pressuposto, diversos autores propuseram a passagem, por área desta freguesia, de importante via romana, relacionado esta última, inclusivamente, com a ponte medieval, dita “de Ariães”.
Nas “inquirições” de 1258, ao tempo de D. Afonso III, surgem as arcaicas grafias “Gostei” e “Goetey”, presumindo os etimologistas que se tratará de evoluções da forma genitiva do nome pessoal germânico Gudesteus. Referem-se ainda as “Villas” de “Catineira” e “Filmir”, hoje lugares da freguesia sob as descrições de Castanheira e Formil. Estes últimos, com Gostei e Fundo da Veiga, englobarão actualmente 439 residentes. À Vila de Gostei terá sido concedida carta foral, em 1289, pelo monarca D. Dinis.
Ergue-se ainda, fronteiro à Igreja Matriz, o pequeno e singelo Pelourinho. Classificada I.I.P. em 1933, a estrutura, de modestas dimensões, é composta por um embasamento em três degraus quadrangulares, suportando em fuste liso e curto de formato cilindróide, rematado ao alto por grosseiro e irregular elemento tronco-piramidal. 






A Igreja de S. Cláudio, em cuja frontaria se destaca um belo pórtico rectangular rematado por inusitado tímpano de recorte trapezoidal e contendo um nicho no interior, será talvez seiscentista.




 Em termos de arquitectura religiosa, acresce ainda à freguesia as Igrejas de Castanheira e Formil, ambas de boas proporções. Conserva-se também o edifício (de traça vulgar, refira-se) onde terá funcionado o antigo Tribunal e Cadeia.


Festas e Romarias
S. Cláudio (2º Domingo de Setembro) e festa de Pentecostes (dia de Pentecostes).
Artesanato
Miniaturas de madeira (utensílios para a lavoura) e tecelagem.




Colectividades


  • Associação Cultural e Recreativa de Formil
  • Clube de Caçadores Desportivos Ambiental Serra de FormilJunta de agricultores de Gostei








GASTRONOMIA
PARRILHADA DE PEIXE


Um comentário:

  1. A primeira fotografia não pertence há Freguesia de Gostei...

    ResponderExcluir